sábado, septiembre 16, 2006

Masoneria Brasil 2004

Edital: nº 16
Arte: João Guilherme
Proceso de impresion: Offset
Forma de emision: quadra de sellos
Hoja: 24 sellos -*- Papel: Cuchê gomado
Valor facial: R$ 0,50 cada sello
Tiraje: 3.200.016 selos -*- Picotagem: 11,5 x 11,5
Area de diseño: 33mm x 33mm -*- Dimensiones del sello: 38mm x 38mm
Dia de emision: 20/8/2004 Impresion: Casa da Moeda do Brasil

MAÇONARIA

Quando a Sabedoria, a Força e a Beleza orientam as ações do homem.
A Maçonaria é uma sociedade iniciática de objetivos filantrópicos, filosóficos, educativos e progressistas. Introduzida no Brasil no período colonial, destaca-se pela influência que exerceu nos movimentos políticos do século XIX.
As novas idéias vinham de Portugal, trazidas por Maçons, que imigravam buscando fugir das perseguições da Inquisição.
A primeira Loja Maçônica dirigida por um Venerável Mestre foi fundada em 1801, no Rio de Janeiro. No Século XIX, o número de Lojas prolifera, sendo fundada a Loja Comércio e Artes, no Rio, que pouco depois se subdividiria em três, criando o Grande Oriente do Brasil.
A Maçonaria teve grande influência na Independência do Brasil, tanto que, logo após o sete de setembro de 1822, D. Pedro I era aclamado Grão-Mestre.
Muitos movimentos da época trouxeram a marca da Maçonaria, como a Guerra dos Farrapos, a Sabinada e a Revolução Pernambucana. Nesta ocasião, políticos renomados tiveram a direção do Grande Oriente do Brasil como o Marquês de Abrantes, Barão de Cairu, Deodoro da Fonseca e o Visconde do Rio Branco, sem contar com as figuras de José do Patrocínio, André Rebouças, Luiz Gama, Campos Sales, Prudente de Morais, Silva Jardim, Lopes Trovão e outros.
Os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da Maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do Maçom. Também instrui sobre a obrigação do aprendiz em desbastar a Pedra Bruta, desvencilhando-se dos defeitos e das paixões, que habita, preparando-se para a construção moral da humanidade, a verdadeira obra da Maçonaria. A ascensão dos Maçons que, pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a Pedra Bruta em Pedra Cúbica, é outro aspecto valorizado pela Maçonaria e perpetuado por esta emissão.
O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da Filatelia Maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da Maçonaria no mundo.

Laelso Rodrigues -- Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil

1 comentario:

Anónimo dijo...

Parabéns pelo Blog, também achei muito interessante a história de quando a maçonaria foi introduzida no Brasil.

Abraços,
Luiz - lssanches@uol.com.br